Inicial | Quem Somos | Cursos | Blog | Galeria de Fotos | Matricule-se | Portal do Aluno | EAD | Contato      

 



:::::
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Imprimir

Oportunizar a formação técnica de profissionais com habilitação em Técnico de Enfermagem – Nível médio, contribuindo para inserção no mundo do trabalho de profissionais devidamente capacitados com competências e habilidades a serem desempenhadas no campo da saúde pública e privada.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oferecer um padrão de ensino moderno e renovado que considere as necessidades e condições de vida e trabalho da clientela a qual prestará serviços na área da saúde.
Formar técnicos capazes de participar do planejamento e prestar cuidados integrais de enfermagem ao paciente/cliente/comunidade nas diversas fases do ciclo vital, numa visão ética e holística, comprometido com a proteção e promoção da vida;
Preparar os alunos para que ao final do curso possam, de maneira competente, enfrentar e resolver problemas que sejam do conhecimento técnico-científico, social e político da práxis da Enfermagem;

REQUISITOS DE ACESSO
O Curso Técnico em Enfermagem será destinado à formação de técnicos em enfermagem devidamente diplomados, formados ou não neste estabelecimento de ensino. Para efetivação da matrícula o aluno deverá acrescentar ao requerimento fornecido pela instituição;
Cédula de identidade (cópia)
CPF (cópia)
Diploma de conclusão do ensino médio (cópia)
Documento Militar, para candidatos do sexo masculino entre 18 e 45 anos (apresentação para anotações)
Título de Eleitor
Duas fotos 3 x 4

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico de Enfermagem prestam assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital e que fazem uso dos serviços de saúde ou a outros que, embora não voltados diretamente para estes, mantêm tais profissionais em seus quadros. Assim, o campo profissional é de largo incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, instituições e casas de re-socialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Exercem suas atividades sob a supervisão de Enfermeiro, que lidera, e é responsável pela equipe de Enfermagem, em todos os níveis de assistência e especialidades. Assim, esses profissionais devem, no decorrer do curso, mobilizar e articular com pertinência os saberes necessários à ação eficiente e eficaz, integrando suporte científico, tecnológico e valorativo que lhes permitam:
– Buscar atualização constante e auto-desenvolvimento para identificar e incorporar, com crítica, novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações e responder às situações cotidianas e inusitadas com flexibilidade e criatividade, visando oferecer uma assistência sem riscos.
– Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações na área da Saúde, relacionando-se adequadamente com os profissionais envolvidos no processo de trabalho, com os pacientes/clientes, familiares e comunidade, contribuindo de forma efetiva para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
– Atuar com responsabilidade, comprometendo-se com os princípios da ética, da sustentabilidade ambiental, da preservação da saúde e do desenvolvimento social, resultante da qualidade e do gosto pelo trabalho bem feito.
– Desempenhar ações de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais, prestando cuidados nas diferentes fases do ciclo vital.
– Participar de programas de controle de infecções que integram processos de trabalho em enfermagem, realizando as ações necessárias que envolvam o trato com clientes/pacientes, equipes, ambientes, materiais e equipamentos, considerando conceitos e princípios sobre os agentes de risco e técnicas específicas que permitam eliminá-los ou reduzi-los.
– Participar do planejamento, organização, execução e avaliação das ações administrativas relacionadas com o processo de trabalho em enfermagem e equipe, com visão sistêmica do contexto organizacional, incorporando as tecnologias disponíveis e propondo formas de melhoria da assistência, visando à qualidade dos serviços prestados.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

QUADRO DAS DISCIPLINAS
 

MÓDULOS

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

 
 

I

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

90

 

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

30

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

40

 

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

20

 

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

40

 

Atendente de

Enfermagem- CBO 5151-10

METODOLOGIA CIENTIFICA

30

 

NUTRIÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

30

 

ÉTICA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM

20

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

30

 

SUB-TOTAL DO MÓDULO I

330

 

 

 

 

 

II

ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

30

 

BIOSSEGURANÇA EM ENFERMAGEM

30

 

ENFERMAGEM NA SAÚDE DO IDOSO

30

 

NOÇÕES DE FARMACOLOGIA E CÁLCULOS

50

 

Agente de

Saúde- CBO 5151-05

APOIO AO DIAGNÓSTICO

60

 

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

50

 

SAÚDE COLETIVA

80

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

30

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

200

 

SUB-TOTAL DO MÓDULO II

560

 

 

 

 

 

III

SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM

80

 

CLÍNICA MÉDICA

80

 

ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL

70

 

PRIMEIROS SOCORROS

80

 

     Socorrista

CBO 5151-35

ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO

50

 

ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA

70

 

ENFERMAGEM EM UTI

50

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

30

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

400

 

SUB-TOTAL DO MÓDULO III

910

 
       

TOTAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

600

 
       

TOTAL GERAL DO CURSO

1800

 

 


« Voltar
 

Atendimento
(91) 3751-2672
     98280-2468
     99138-9430

Institucional
Quem Somos
Portal do Aluno
EAD
Blog
Cursos
Enfermagem do Trabalho
Análises Clínicas
Administração
Enfermagem
Saúde Bucal
Estética
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba as novidades: